Ciências


Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, nunca.
Massa: quantidade de matéria que algo tem. Medida na balança, em gramas ou quilogramas. Se for de um sólido, é só colocar automaticamente na balança, e se for um líquido, coloque em um sólido e coloque esse sólido na balança, depois tire o peso do líquido.
Espaço: é a quantidade de espaço que a matéria (massa) ocupa. Medido em um copo graduado, em mililitros, ou em litros. Se for um líquido, coloque automaticamente em um copo graduado, e se for um líquido, coloque uma quantidade de líquido e depois o sólido, para quantos ml subir, será o seu volume.
Densidade: é a compactação, nível de aperto. Suponhamos que a massa seja bolinhas, e o volume, quadrados, a maior quantidade de bolinhas em um espaço menor, será a de maior densidade.
 Se algo afundar na água, quer dizer que é mais denso que a água, e de algo flutuar, é mais leve do que a água. Mas também depende de sua forma, se tem algo dissolvido na água...
 Sempre que algo for o mesmo objeto, não importa se pegarmos maior ou menor quantidade, a densidade sempre será a mesma, porque se aumentarmos/ diminuirmos a massa, o volume também aumentará/ diminuirá. E se aumentarmos/ diminuirmos o volume, a massa também aumentará/ diminuirá.                 Massa

       Calculamos a densidade assim: D=     ----------
                                                             Volume

Transformação: é uma mudança que ocorrerá em algo-
Pode ser química ou física
.
Transformação física: não muda nem a composição, e nem forma uma nova substância. Evidências: mudança de volume, massa, posição, estado físico, formato...

Tipos de transf. física: dilatação térmica- é quando aumentamos a temperatura de alguma coisa, como o café, e aí ele vai aumentar de volume, e consequentemente querer mais espaço. Atenção: com a água, dos 0 aos 4 graus diminui de volume e de 4 em diante, aumenta. Muda de volume, massa, espaço... Mas não muda a composição, nem forma uma nova substância.
  Fragmentação- é quando algo vira fragmentos (pedaços). Muda volume, massa, formato... Mas não muda a composição, nem forma uma nova substância.
Transformação química:muda a composição e forma uma nova substância- evidências: liberação de calor, luz, gás, mudança de cheiro, sabor, gosto, cor...

Tipos de trans. química: decomposição: é quando algo se estraga. O bolor faz parte da decomposição, que é quando os fungos jogam o suco digestivo em algum alimento, para retirar dele tudo o que precisam. Muda de cor, cheiro, sabor, cor, forma uma nova subst. e muda a composição.

  Fermentação- é uma mudança de algum (ns) alimento(s) para outro, coma ação dos fungos e bactérias; muda de gosto, cheiro, sabor, composição e forma uma nova subst. E algumas têm liberação de gás.
                                combustão: é o processo de queima ( combustível, comburente e fonte de ignição), ocorre a liberação de gás carbônico, transforma em cinzas, muda a composição...
Chorume: é a decomposição de restos de alimentos que se transformam em uma caldo escuro e malcheiroso.
 Quando estamos falando de transf., temos que analizar vários fatores, pois uma transf. física pode levar a uma química, ou vice- versa. E também pode ser as 2 transf., ex: a combustão é uma transf. química, porque tem mais evidências químicas do que física, mais uma vela que estiver sofrendo combustão por ex: terá liberação de gás, luz, virará cinzas, e mudará a composição ( química), mas também tem uma evidência de transf. física: a vela derrete, por isso temos que observar todos os fatores. Exemplos de transformação químicas:  
Bolor sobre o pão:















Remédio dissolvido na água.
 Física:


Vaso quebrado em vários pedaços(esquerda) e sorvete derretendo(direita):